Planeta limpo

O nosso grupo é constituido por raparigas do 12ºB da Escola E.B 2,3/s de Penalva do Castelo. o trabalho que estamos a realizar ao longo do ano lectivo em área de projecto, é a poluição no nosso concelho. O objectivo do mesmo é mostrar há população que podemos respirar um ar puro se mantivermos o nosso concelho o mais limpo possivel.

Friday, April 20, 2007

poluição do solo

Poluição do Solo

Há vários tipos de poluição, mas o nosso grupo só vai tratar da poluição do solo.
A poluição do solo tem como principal causa o uso de produtos químicos na agricultura chamados de agro-tóxicos. Eles são usados para destruir pragas e até ajudam na produção, mas causam muitos danos ao meio ambiente, alterando o equilíbrio do solo e contaminando os animais através das cadeias alimentares.
Mas não são apenas os agro-tóxicos que poluem os solos. Existem outros responsáveis que causam muitos problemas ao solo, são eles:

Aterros

Os aterros são terrenos com buracos no chão forrados com plástico ou argila onde o lixo recolhido na cidades e não só e depositado. A decomposição da matéria orgânica existentes no lixo gera um líquido altamente poluidor, o chorume, que mesmo com a protecção da argila e do plástico nos aterros, não é suficiente e o liquido vaza e contamina o solo.

Lixo tóxico

É outro problema decorrente dos aterros. Como não há um processo de selecção do lixo, alguns produtos perigosos são aterrados juntamente com o, lixo comum, o que causa muitos danos ao lençol freático, uma camada do solo onde os espaços porosos são preenchidos por água.

Lixo radioactivos

Este lixo é produzido pelas usinas nucleares e causam séries problemas à saúde.
O solo ou a terra é composto por 4 partes: ar, água, matéria orgânica e mineral.
Estes minerais misturam-se uns com os outros. A matéria orgânica mistura-se com a água e a parte mineral e o ar fica guardado em buraquinhos que chamamos de poros de solo, onde também fica a água. São destes poros que as raízes das plantas retiram o ar e a água que necessitam.
Por isso é tão importante que não tenha poluição o solo. É como um ciclo: nós plantamos, cuidamos e colhemos os vegetais que por sua vez, serão utilizados na nossa alimentação. Se o solo estiver poluído, os vegetais serão contaminados, portanto não podemos comer. Se nos comermos, também seremos contaminados, o que pode trazer muitos riscos para a nossa saúde.
É preciso termos consciência. Para sermos saudáveis, temos que começar pela saúde do ambiente.

Causas da poluição do solo

Na agricultura os insecticidas usados no combate às pragas prejudicam o solo, a vegetação e os animais.
As técnicas atrasadas na agricultura como a queima da vegetação para depois começar o plantio. O terreno fica exposto ao sol e ao vento ocasionando a perdas de nutrientes e a erosão do solo.
O lixo tem o seu papel importante na degradação do solo.
A mineração com as suas escavações em busca de metais, pedras preciosas e minerais continua devastando e tornando improdutivo o nosso precioso solo.
Os efeitos
Os insecticidas quando usados de forma indevida, acumulam-se no solo, os animais alimentam-se da vegetação contaminada prosseguindo o ciclo de contaminação.
O gado quando como o pasto envenenado, transmite as substâncias tóxicas para a sua carne e para o leite que vão servir de alimento para o Homem.
O lixo acumulado além de destruir a vegetação, contribui para a poluição do ar com o mau cheiro e com a fumaça produzida pela incineração, chegando a contaminar os lençóis de água subterrâneos com a infiltração do lixo tóxico.
O uso indiscriminado do solo traz sérios efeitos com a erosão (é o desgaste do solo) e ao aumento da desertificação.

Desertificação

É um processo ocorrido em áreas próximas aos desertos ou em regiões semi-áridas.
A desertificação actual é resultante principalmente da acção humana, que devasta a vegetação nativa por meio de grandes queimadas e introduz plantas rasteiras que não protegem o solo da acção solar e da erosão.
Com a desflorestação o solo fica totalmente exposto ao sol.
Essas crostas são impermeáveis contribuindo para a desertificação.
Os cientistas constataram que as excessivas derrubadas das florestas influem nos níveis pluviométricos o que ocasiona o desaparecimento de espécies vegetais e animais.

Algumas medidas para solucionar os problemas da poluição do solo

Elaboração de substitutos para os insecticidas;
Reforma agrária;
Investimento nos projectos de transposição das águas;
Participação da população nas campanhas de reflorestamento;
Saneamento básico para toda a sociedade;
Instalação de estações de tratamento e reciclagem de lixo;
Incentivo para as empresas privadas investirem na colecta do lixo reciclável.
O solo é também chamado por terra, é fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta. Ele é o resultado da acção conjunta de agentes externos: chuva, vento, humidade, etc. enriquecidos com matéria orgânica (restos de animais e plantas).
O solo é a camada mais fina da crosta terrestre e localiza-se na superfície externa.
Para que os alimentos dele retirados da crosta sejam de qualidade e em quantidades suficientes para atenderas necessidades da população, o solo deve ser fértil, ou seja, deve ser um solo saudável e produtivo. Quando o solo poluído, os alimentos nele cultivados ficam contaminados.







1 Comments:

At 9:41 AM, Blogger Marcos Marcílio said...

Muito bom o seu texto. Me ajudou muito ao fazer meu trabalho de engenharia mecânica, para a disciplina "Ciências do Ambiente".

 

Post a Comment

<< Home